Você pode estar pagando multa em sua fatura de energia!

 

Caso haja algum valor sendo cobrado, este valor trata-se de uma MULTA!!!


Como deixar de pagar esta multa?
Uma forma econômica e racional para deixar de pagar este tipo de multa é a instalação de banco de capacitores em suas instalações elétricas.


O que é Energia Reativa Excedente?
Máquinas elétricas, reatores de lâmpadas, geladeiras e outros equipamentos industriais desperdiçam boa parte da energia que consomem. Esta energia desperdiçada é chamada “Energia Reativa”. O aproveitamento da energia consumida por um equipamento é medido através de uma relação chamada cosseno fi ou fator de potência que tem escala de 0 (toda energia é desperdiçada) até 1 (toda energia é aproveitada). Logo, quanto menor o fator de potência, mais energia é desperdiçada no funcionamento do equipamento.
As concessionárias de energia regulamentam um limite máximo que as empresas podem desperdiçar de energia, sendo que o fator de potência mínimo exigido é de 0,92. Quando o fator de potência global da empresa fica abaixo deste limite a concessionária de energia cobra uma multa proporcional a potência reativa excedida.


Qual é o retorno do investimento?

O retorno do investimento se dá alguns meses após a instalação do banco de capacitores.
Com o valor que a empresa deixa de pagar com as multas, após pagamento do investimento, o mesmo poderá ser aplicado em outras áreas de interesse, agregando mais valor à sua empresa.